Colégio Heitor Villa Lobos

Fundamental I

A proposta do Ensino Fundamental I, nos anos iniciais, é dar ênfase a eixos e competências essenciais no processo de construção de conhecimento. Nessa faixa etária, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento, que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo. Temos como foco o domínio da leitura e escrita formal, o reconhecimento dos números naturais e a realização das operações matemáticas, entre tantos outros saberes conceituais e atitudinais que são ampliados e intensificados nesse momento da escolaridade, incentivando o aluno a procedimentos e atitudes que levem à construção da autonomia no percurso escolar. Concebemos, também, a palavra como a ferramenta fundamental de todo o processo de aprendizagem. Para a criança, é necessário conhecer a palavra para poder se relacionar, dizer o que pensa, nomear aquilo que vê. Conhecer o nome das coisas, objetos, sentimentos, conversar, ouvir, dialogar, participar de um percurso literário, até por fim, ler e escrever. A grade curricular desse segmento é composta em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular e, assim, encontra-se organizada por áreas do conhecimento: Português, Matemática, Ciências, Geografia, História, Filosofia, Inglês, Educação Musical, Robótica, Educação Física e Artes.

• Meio Período e Integral;
  • Enfermaria;
  • Refeitório;
  • Acompanhamento nutricional;
  • Plataforma Literária;
  • Agenda eletrônica;
  • Acesso ao Wi-Fi;
  • Salas com projeção e Tv;
  • Musicalização;
  • Sistema Bilíngue, 5 tempos por semana de inglês;
  • Quadra Poliesportiva;
  • Auditório;
  • Playground para lazer;
  • Cursos Extras;