Colégio Heitor Villa Lobos

Fundamental II

O Ensino Fundamental II marca o aprofundamento de habilidades e competências que já começaram a ser formadas em outras etapas da escolaridade. Trata-se de uma etapa em que ocorre maior consolidação dos procedimentos de estudante, importantes para que se construam relações mais próximas aos objetos de conhecimento. É neste momento que o aluno se torna mais capaz de resolver autonomamente os conflitos interpessoais e se sente mais potente para construir conhecimento entre seus pares e seus professores.

É certo que essa fase de aprendizagem dos alunos passa por conhecimento sistemático e aprofundado. Eles compreendem as especificidades conceituais e metodológicas de cada uma das disciplinas e constroem as relações necessárias entre os diferentes objetos de conhecimento. Torna-se mais evidente que todo o aprendizado não está somente cercado pelos muros da escola, uma vez que os alunos conseguem estabelecer relações mais concretas entre o conhecimento e o mundo que os cerca.

Os alunos são convidados a perceberem as diferentes formas de estudos diante das variadas disciplinas com as quais entram em contato. Diversas ferramentas tecnológicas facilitam as relações interdisciplinares e possibilitam maior aproximação entre os aprendizes e o conteúdo. A grade curricular desse segmento é composta em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular e, assim, encontra-se organizada por áreas do conhecimento: Português, Matemática, Ciências (Física e Química), Geografia, História, Filosofia, Inglês, Espanhol, Robótica, Educação Física, Artes.

• Meio Período;
  • Enfermaria;
  • Refeitório;
  • Plataforma Literária;
  • Agenda eletrônica;
  • Salas com projeção e TV;
  • Laboratório;
  • Musicalização;
  • Sistema Bilíngue, 5 tempos por semana de inglês;
  • Quadra Poliesportiva;
  • Auditório;
  • Playground para lazer;
  • Cursos Extras;